19 de jul. de 2009

20 DE JULHO - DIA DO AMIGO


DIA DO AMIGO
Pilar Casagrande

20 de julho é a data consagrada ao amigo. Depois de muita reflexão, associada ao discurso do tempo e, principalmente, às experiências vivenciadas, concluímos de repente, não mais do que de repente, que a sabedoria popular, que é construída ao longo dos anos e fruto de agudíssima observação do dia-a-dia, está absolutamente correta: quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro! E que tesouro!
Referimo-nos, é claro, ao verdadeiro, afetuoso, benevolente, simpático, estimado, terno, fraterno, fiel e bondoso amigo, tal como se referem os dicionários aqui indicados a respeito da amizade, esta preciosa conquista que só se consolida com respeito e com fraterno amor, sempre.
Com efeito, só o voraz amigo é capaz de aceitar, com discernimento e compreensão e continuando a nos querer bem, os nossos defeitos e falhas, que são inúmeros e que nos mesmos só enxergamos em parte, quando conseguimos ter isenção suficiente e humildade bastante para perceber e admitir os nossos erros, males e equívocos.
Só ele, o autêntico amigo, é capaz de discordar de nossa opinião e de nossa orientação, com absoluta sinceridade, se entendê-las equivocadas, apontando outros novos argumentos, com o objetivo exclusivo de ser útil e de nos auxiliar, verdadeira, fraternal e bondosamente.
É ele, por igual, quem fica feliz quando alcançamos o bem estar material, com trabalho, disciplina e esforço, e quem será estendido à nossa família, assim como é ele que vibra alegremente com o nosso progresso intelectual e, sobretudo, moral.
Em primeiríssimo lugar, pode contar com Deus, nosso Pai Celestial a inteligência suprema do universo, autor da vida e causa primária de todas as coisas, soberanamente bom e justo, que não abandona a nenhum de seus filhos.
Em segundo lugar o ser humano pode contar com Jesus Cristo, o ser mais perfeito que já esteve na Terra, modelo e guia da humanidade, nosso mestre e amigo de todas as horas, que nos legou ensinamentos definitivos, revelando sobre tudo que o amor é a lei da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário